Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

MPSC acusou de furto qualificado mulher que invadiu casa para salvar cachorro, mas o TJSC a absolveu

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a absolvição de uma mulher acusada de furto qualificado. No dia 12 de dezembro de 2012, ela invadiu uma casa no Abraão, parte continental de Florianópolis, e resgatou um cachorro da raça American Staffordshire, que vivia ali aparentemente abandonado.

há 4 anos

Como posso te ajudar? www.cardo.adv.br

De acordo com o processo judicial, a proprietária da casa e suposta tutora do cão, da raça American Staffordshire, se mudou e deixou o animal sozinho no local. Consta que ela passava, geralmente aos sábados, para levar comida ao cachorro.

A mulher acusada soube, em agosto, que o cão vivia sozinho na propriedade. Em dezembro, quatro meses depois, ela chegou a ligar para a dona da casa, que teria dito que não teria tempo para cuidar do cão. A ré ligou para a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município. O funcionário orientou que ela deveria registrar um boletim de ocorrência e enviá-lo para a instituição. Foi o que ela fez, mas não obteve nenhuma resposta, segundo o processo judicial.

A mulher, então, contratou um chaveiro e abriu o portão eletrônico da casa, pegou o cachorro e foi embora com ele. O próprio chaveiro prestou depoimento e confirmou que o animal estava cheio de carrapatos, situação que uma veterinária também confirmou.

A responsável pelo cachorro argumentou que a casa era perto de uma pizzaria e por isso atraía muitos pedintes e usuários de droga, e precisava do cão para proteger a propriedade. Negou que ia apenas uma vez por semana e disse que ia a cada dois dias – e deixava um reservatório de comida e água.

Decisão

O Ministério Público ofereceu denúncia contra a mulher que resgatou o cachorro, acusando-a de furto qualificado. Mas para o relator da matéria, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, “seria incabível atribuir à denunciada a prática de uma conduta criminosa quando, na verdade, o que houve foi uma atitude humanitária, visando a proteção de um animal que se encontrava, sim, em situação de abandono”.

  • Publicações67
  • Seguidores84
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações183
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpsc-acusou-de-furto-qualificado-mulher-que-invadiu-casa-para-salvar-cachorro-mas-o-tjsc-a-absolveu/780401834

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)